Daughtry BR

Sua fonte #1 sobre Daughtry no Brasil!

15 julho 2008

Sobre a banda

Daughtry é uma banda norte-americana de rock liderada pelo ex-particicipante do American Idol, Chris Daughtry.


História:

Depois da chocante eliminação no reality show da Fox, American Idol, Chris Daughtry foi convidado pela Fuel (de quem já havia feito um cover, a música "Hemmorrage") a assumir os vocais da banda. Depois de a oferta ter sido recusada, em 10 de julho de 2006 foi anunciado que Chris havia assinado um contrato com a 19 Entreteniment e a RCA Records, que também trabalha com outros participantes do programa, como por exemplo: Kelly Clarkson e Carrie Underwood.

Chris escreveu ou co-escreveu 10 das 12 músicas presentes no álbum e para isso contou com um excelente time de compositores e membros de bandas de rock, tais como: Ed Kowalczyk (Live), Carl Bell (Fuel), Brad Arnold (3 Doors Down), Mitch Allan (SR-71) e Rob Thomas.

Devido ao pouco tempo que tinha para a gravação do disco, inclusive por motivo de estar participando da turnê do American Idol, Chris precisou escolher os membros da banda apenas após a finalização do álbum. Após audições em Los Angeles, Califórnia foram escolhidos para a banda: Jeremy Brady para guitarra rítmica e vocais, Josh "JP" Paul (que já havia tocado na banda de punk rock Suicidal Tendencies) para o baixo, Josh Steely para primeira guitarra e Joseph "Joey" Barnes para vocais e bateria. JP e Josh são da Califórnia, sendo que o segundo fez as audições apenas porque foi visto no estúdio onde ensaiavam. Jeremy e Joey são da Carolina do Norte, mesmo estado que o vocalista, Chris. Jeremy conhecera Chris um mês antes, através de um amigo em comum. Joey e Chris eram conhecidos havia cerca de quatro anos, quando as bandas nas quais tocavam fizeram uma batalha, ganha pela Absent Element, liderada por Chris. Os dois também se encontraram nas audições do reality show "Rockstar: INXS", no qual Joey foi aprovado (mas depois preferiu recusar) e Chris não.

O primeiro disco, que leva como título o nome da banda, foi produzido com Howard Benson, que também produziu bandas como Hoobastank e My Chemical Romance. Lançado em 21 de novembro de 2006, é o disco de estreia de uma banda de rock que mais vendeu em sua primeira semana (cerca de 304 mil cópias) em toda a história. "It's Not Over", o primeiro single, foi lançado nas rádios norte-americanas em 6 de dezembro de 2006, após ter sido adiado algumas vezes desde setembro do mesmo ano. A música foi um sucesso instantâneo em todo o país. O clipe, que conta a história de um homem que tenta recuperar sua vida após sair da cadeia, foi o primeiro a estrear no topo da parada do Canal VH1.

O segundo single, "Home", lançado no dia 17 de abril de 2007 foi composto integralmente por Chris Daughtry. A música foi escolhida como tema de eliminação da sexta edição do American Idol, sendo assim tocada após a saída de cada um dos participantes. "Home" também foi tema de uma campanha para os soldados norte-americanos feridos na Guerra contra o Iraque.

Uma outra faixa do cd, "What I Want", que conta com a participação do guitarrista Slash, foi lançada como single exclusivamente nas rádios norte-americanas de rock, enquanto os outros dois singles tocaram em diversas rádios.

Em 26 de janeiro de 2007, às vésperas do início da turnê, Chris anunciou em um videoblog no site oficial da banda, que o guitarrista Jeremy Brady havia decidido deixá-los, por não sentir que aquela era a coisa certa para ele. Pouco tempo depois e após algumas especulações, em mais um videoblog, foi apresentado aos fãs Brian Craddock, que o substituiria. Brian era amigo de Chris dos tempos de colégio, no estado da Virgínia.